A tecnologia 5G, que promete revolucionar a conectividade móvel, já está disponível em 84 municípios do Paraná. Entre as cidades que receberam autorização para implementação do sinal estão Apucarana, Cerro Azul, Paranavaí e a capital Curitiba. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que a velocidade média de download na região é de aproximadamente 450 Mbps, permitindo acesso rápido à internet, redes sociais, chamadas e aplicativos bancários.
Para facilitar o acesso à informação, o portal Brasil 61 disponibilizou um painel com dados da Anatel. Nele, os usuários podem verificar se o 5G já está disponível em seu município, além de consultar a localização das antenas e a área de cobertura. No Paraná, há 1.186 antenas instaladas, com Curitiba liderando o número de torres, totalizando 613.
Em nível nacional, o Brasil conta com 23.098 antenas de 5G instaladas. São Paulo é o estado com o maior número de estações, somando 6.363 distribuídas em 119 municípios. Na Bahia, por exemplo, há 1.030 estações em 26 municípios, incluindo cidades como Feira de Santana e Ilhéus. No entanto, a Anatel ressalta que a liberação da faixa não garante a instalação imediata das redes 5G, que depende do planejamento de cada operadora.
A tecnologia 5G é o padrão mais recente para serviços móveis, destacando-se por suas altas taxas de transmissão de dados e baixa latência. Diferentemente das gerações anteriores, o 5G não se limita a aumentar as taxas de transmissão, mas também foca na concepção de serviços para diferentes aplicações, como a Internet das Coisas e o Controle de Missão Crítica.
O 4G, antecessor do 5G, é dinâmico a Banda Larga Móvel Avançada e a era dos aplicativos, permitindo conexões com baixa latência e alta confiabilidade. Com o 5G, espera-se um aumento nas taxas de transmissão, maior densidade de conexões e eficiência energética dos equipamentos, além de um incremento na quantidade de dados transmitidos por unidade de espectro eletromagnético.
A Anatel projeta que até 2030, o Brasil terá 179 milhões de assinantes de 5G, representando 77% dos usuários. Atualmente, todas as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes já possuem pelo menos uma operadora que oferece o sinal. O superintendente de outorgas da Anatel, Vinicius Caram, destaca que, embora o avanço seja significativo, ainda há metas a serem alcançadas.
Caram explica que, apesar de quase 600 cidades já terem acesso ao 5G, a cobertura ainda não é total, nem equivalente ao 4G. Ele ressalta que a expansão da cobertura ocorrerá ao longo dos anos, impulsionada tanto pelas obrigações regulatórias quanto pelo interesse das operadoras em novos investimentos e modelos de negócios.