Uma comitiva do Governo do Paraná está participando da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI 2024), que ocorre em Brasília. O evento, que começou na terça-feira e vai até quinta-feira, tem como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
Estrutura do Evento
Durante os três dias de conferência, estão programados 27 debates simultâneos e 24 sessões plenárias, todas transmitidas ao vivo pelo canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no YouTube. Os participantes podem propor recomendações de políticas públicas através de uma plataforma online.
Eixos Temáticos
A nova estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação está sendo discutida em quatro eixos temáticos, que foram abordados em mais de 270 reuniões preparatórias realizadas em todo o Brasil entre dezembro e maio. As ações voltadas ao desenvolvimento social foram destacadas como prioridade.
Contribuições do Paraná
Em abril, o Governo do Paraná organizou as conferências estadual e regional Sul em Curitiba, com a participação de mais de mil pessoas da comunidade científica e do setor produtivo empresarial. Foram elencadas 58 recomendações de curto, médio e longo prazo para a nova estratégia nacional, com foco em desenvolvimento social, educação, pesquisa e articulação de ações de ciência, tecnologia e inovação.
Painéis e Discussões
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, apresentou um painel sobre oportunidades para o setor, enfatizando a importância de descentralizar o fomento à ciência e tecnologia no Brasil. Bona destacou que a conferência reforçou a confiança nas estratégias adotadas pelo Paraná e permitiu a troca de experiências com outras regiões do país.
Iniciativas Locais
A professora Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participou de um painel sobre a indústria de semicondutores no Brasil. Ela é articuladora do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Manna Academy, uma iniciativa que busca inserir crianças e adolescentes no campo da ciência e tecnologia, especialmente alunos de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social.
Manna Academy
Com apoio do Estado, o Manna Academy desenvolve atividades de pesquisa, extensão e inovação em áreas como robótica, drones, inteligência artificial e internet das coisas. A iniciativa visa promover a inclusão e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas entre os jovens.